Ferdinand Porsche nasceu em
Maffesdorf na região de Boêmia, Áustria-Hungria, que atualmente faz parte da
cidade de Liberec, na República Checa, e desde muito jovem já demonstrava sua
grande aptidão para os trabalhos mecânicos, assim foi levado a estudar na
Escola Técnica Imperial, enquanto ajudava seu pai na loja.
Mais tarde foi trabalhar com
Bela Egger em Viena quando tinha 18 anos de idade e depois de cinco anos foi
para a fábrica de carruagens Jakob Lohner & Co e logo começou a sentir-se
atraído pela indústria automobilística, principalmente quando Jakob passou a
construir automóveis por volta de 1896, em Floridsdorf.
Seu interesse pelos carros
era tanta que dois anos mais tarde, Ferdinand conseguiu lançar o seu primeiro
projeto, em 1898, que ficou conhecido por "Sisterma Lohner-Porsche",
que na realidade era uma carruagem movida por um motor de combustão interna e
com um sistema de direção híbrida, composto por quatro motores elétricos
montados sobre rodas, que eles apresentaram na Exposição Universal de 1900, em
Paris.
O veículo chegava a atingir a velocidade de 56 km/h, e quebrou diversos
recordes de velocidade na Áustria da época, assim como chegou a vencer o rali
de Exelberg, em 1901, pilotado pelo próprio Ferdinand. Mais tarde foram
realizadas outros avanços tecnológicos no carro que permitiu quebrar outros
recordes.
Em 1905, Ferdinand Porsche já era conhecido como destacado engenheiro austríaco
automobilístico e no ano seguinte foi recrutado para ser o projetista
chefe da Austro-Daimler. Em 1910, Porsche construiu o carro "Model 27/80"
que ficou conhecido pelo apelido de "Prince Henry", pois
homenageava o príncipe Heinrich, irmão de Kaiser Guilherme II. Ele
permaneceu na empresa até 1929, quando pediu demissão e em abril de 1931 fundou
a sua empresa em Stuttgart.
Com o passar do tempo a
empresa foi crescendo e Ferdinand decidiu trabalhar em seu próprio projeto,
numa reencarnação de um pequeno carro-conceito nos tempos que ele ainda
trabalhava na Daimler-Benz em Stuttgart. Ele também conseguiu levantar
financiamento, mas logo perdeu o interesse quando começou a fazer sucesso com
as suas motocicletas. Somente mais tarde voltou a interessar novamente pelo
projeto, quando Adolf Hitler resolveu incluí-lo em sua idéia de motorizar o
país.
Em junho de 1934, Ferdinand
Porsche assinou um contrato com Hitler para a construção do "carro do povo"
(ou Volkswagen), na seqüência de seus projetos anteriores. Os dois primeiros
protótipos foram concluídas em 1935 e estes foram seguidos por vários outros
lotes de pré-produção durante 1936 a 1939. A produção em massa do carro, que
mais tarde ficou conhecida como o Fusca, começou somente a ser fabricada após o
fim da Segunda Guerra Mundial, na cidade de nome Wolfsburg, que é ainda a sede
do Grupo Volkswagen.
Em novembro de 1945, logo
após o encerramento da Segunda Guerra Mundial, Porche foi convidado a continuar
o projeto da Volkswagen na França, assim como mover o equipamento da fábrica
para lá como parte das reparações de guerra, mas isso não chegou a acontecer
por diversos motivos, principalmente políticos. Em 15 de dezembro de
1945, Ferdinand Porsche, Anton Piêch e Ferry Porsche foram presos como
criminosos de guerra. Pouco tempo depois Ferry, filho de Ferdinand foi
libertado, mas Porsche e Anton ainda continuaram a serem mantidos na prisão por
20 meses sem julgamento.
Mais tarde a família Porsche
retornou a Stuttgart em 1949 e criou uma nova versão do carro e quando Ferry
Porsche conseguiu ressuscitar a empresa já contava com uma produção de cerca de
1500 unidades. Posteriormente Ferdinand Porsche foi contratado pela Volkswagen
para ser consultor da empresa e além disso recebeu um adicional de royalties
sobre cada tipo Volkswagen I (Beetle) fabricado, o que
lhe garantiu uma ótima situação financeira.
Algumas semanas mais tarde,
Ferdinand Porsche sofreu um acidente vascular cerebral e não se recuperou nunca
mais, vindo a falecer no dia 30 de janeiro de 1951, aos 75 anos de idade, em
Stuttugart, Alemanha Ocidental. Em 1996, o nome de Ferdinand Porsche foi
incluída no International Motorsport Hall of Fame e em 1999, também
recebeu um prêmio póstumo como engenheiro de carro do
século. Em 2010, um memorial oficial foi erguido no berço da Porsche
em Vratislavice nad Nisou, República Tcheca, com um Porsche 356.
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